Engraçadas, filosóficas, religiosas… As frases de parachoque de caminhão fazem parte da cultura do estradeiro. É lá que muita gente busca inspiração, encontra a sabedoria popular em sentenças de sábios, ou ri das piadas de sogra. Mas alguém sabe como esta mania começou?

A prática começou nos anos 50, inspirado no filateado, uma tipo de desenho estilizado feito na Argentina, no século 19. As pinturas eram usadas para enfeitar carroças. Com o tempo, passou a ilustrar os brutos e ônibus dos “hermanos”, já incluindo nelas algumas frases inspiradoras. Graças aos fretes entre os países do Mercosul, não demorou para que os motoristas brasileiros aderissem à moda.

Nos anos 80, com as montadoras investindo em tecnologia e conforto, os estradeiros se sentiram motivados a expressar seus pensamentos e sentimentos nos parachoques, resultando no grande número de frases que conhecemos até hoje. Apesar da prática ter caído em desuso, ainda existem por aí pintores de parachoque, que levam consigo um caderno recheado de ditos, piadas e lições de vida; propondo-se a realizar seu trabalho artístico na traseira do caminhão em troca de dinheiro ou de uma carona.