Os caminhões da Volvo são projetados pensando na segurança do motorista. Antes de um modelo de bruto chegar até o estradeiro e rodar no trecho, são feitos inúmeros testes para ter a garantia de que o melhor produto, capaz de superar os desafios do dia a dia, está sendo entregue. Uma das formas de confirmar esta segurança é colocando o caminhão para rodar em uma pista de testes. Ou melhor, na pista de testes mais avançada do mundo!

A AstaZero foi inaugurada recentemente na cidade de Borås, Suécia. São dois milhões de metros quadrados de área que lembram um gigantesco estúdio de cinema, com quase seis quilômetros de estradas rurais e urbanas, com cruzamentos, semáforos e pontos de ônibus. Os ambientes envolvem outros veículos em situações de trânsito pesado, ciclistas e pedestres, uma autoestrada com várias pistas e uma área para testes em alta velocidade. O objetivo é trazer realismo para conferir as reais condições de um caminhão em atividade.

Ao criar múltiplas situações de simulação, a AstaZero colabora para o desenvolvimento dos sistemas de segurança dos brutos, além de atuar em prol da prevenção de acidentes.