Encarar a estrada em busca do sustento da família, suportando a distância e a saudade e superando os desafios do trecho requer muita coragem e fé. Para esta, eles podem contar com o apoio da Pastoral Rodoviária, que leva a igreja até os amigos da rodagem, estejam eles onde estiverem.

A Pastoral já rodou mais de 2,8 milhões de quilômetros no trecho, levando a palavra de Deus para os estradeiros nos postos espalhados pelo Brasil. Ao todo são três padres rodando com seus caminhões-capela. Ao chegar no posto, a estrutura é montada e uma missa é realizada, seguindo todos os rituais da Igreja Católica. Os padres também atendem a pedidos, como benzer as chaves dos brutos e ouvir as confissões dos motoristas.

A Pastoral já realizou mais de 15 mil missas. O boca-a-boca nos postos e o anúncio da celebração através dos autofalantes do caminhão capela atraem os fiéis, que rezam para a Nossa Senhora da Estrada pedindo proteção.

Os padres Germano, Arno e Miguel são os responsáveis pela Pastoral, que tem sede em Curitiba. Os sacerdotes trabalham nove meses por ano e rodam, em média, 400 quilômetros por dia.