Muitas vezes o estradeiro está tão preocupado com a entrega do frete, que esquece de cuidar do principal: a sua saúde. A concessionária Nova Dutra realiza, desde 2001, o Estrada para Saúde – uma iniciativa que coloca médicos à disposição dos motoristas para realizar serviços gratuitos como consultas e exames. Através dos atendimentos realizados no último ano, foi constatado que:

– 82% dos motoristas estavam obesos;
– 47% estavam com hipertensão;
– 45% apresentaram problemas de visão;
– 34% admitiram dirigir mais de 12h por dia, portanto em estado de fadiga.

Além disso, segundo os relatórios do projeto, houveram casos de atendimento em situações extremas, onde motoristas foram levados direto para o hospital. São problemas graves que ampliam as chances de acidentes no trecho. Além disso, a obesidade aumenta os riscos de hipertensão, uma doença que mata cerca de 9,4 milhões de pessoas pelo mundo, e que está relacionada com ataques do coração e derrames cerebrais.

Boa parte destes problemas podem ser contornados pelos estradeiros com medidas simples: alimentação saudável, rotina de exercícios (como caminhadas, por exemplo), descanso regular e check-ups médicos periódicos. Na dúvida, procure ajuda especializada. O que não pode é descuidar da sua saúde.