Nesta época do ano, quem acorda cedo para encarar o trecho encontra pouca visibilidade na estrada por causa do clima. Fenômenos como neblina, geada e nevoeiro são frequentes. A falta de visibilidade e a pista úmida são fatores que podem ocasionar em acidentes caso o estradeiro não esteja preparado.

Com estas condições climáticas, os especialistas recomendam evitar o tráfego nas estradas por causa do risco envolvido e da alta probabilidade de acidentes. No entanto, se não houver como evitar a viagem, o motorista precisa tomar cuidado com certos pontos:

1) Com pista molhada e baixa visibilidade, o melhor é viajar com velocidade reduzida. O ideal é reduzir até a metade da velocidade máxima da via.

2) Esqueça os faróis altos. Faróis baixos ou faróis de neblina não prejudicam o seu campo de visão, nem dos demais motoristas da via. Só ligue o pisca-alerta quando estiver parado.

3) Em caso de geada, o gelo diminui a aderência do pneu com o asfalto. O melhor é reduzir a velocidade gradualmente ao invés de frear.

4) Durante o período de baixas temperaturas, a manutenção do seu bruto é mais exigente. As borrachas e mangueiras devem ser verificados, pois elas podem ressecar e romper por causa do frio.