Para quem está no trecho, a confiança no sistema de freios do seu bruto é fundamental. Imagina o trabalho que é parar um caminhão carregado com agilidade e precisão? Sem a perícia do condutor e um equipamento impecável, o veículo pode perder o controle e causar um acidente. Para evitar situações como estas, um bom sistema de freios ajuda na manobra, efetuando paradas com precisão.

Quem é fera no asfalto e dirige um Volvo já sabe que pode confiar na hora de pisar fundo no freio. Os caminhões saem da fábrica equipados com freios a disco EBS com ESP como opção, ou os freios Z-came testados e comprovados. O EBS é um sistema de freios a disco com controle eletrônico. A grande vantagem é que ele consegue administrar o efeito de frenagem nos veículos. Já os freios a tambor do tipo Z-came são usados principalmente em caminhões com suspensão de feixe de molas.

Essas alternativas são complementadas com freios auxiliares efetivos, como o VEB (Volvo Engine Brake), um dos diferenciais que só a Volvo tem. Para ter ideia, a combinação do VEB com o sistema de câmbio I-Shift permite que o condutor viaje em uma velocidade média alta sem que isto comprometa sua segurança. O uso do freio motor VEB também oferece um desgaste menor de todo o sistema de freios, aumentando sua vida útil.

Tão importante quanto o sistema de freios é garantir que seu bruto realize a manutenção preventiva. Assim você mantém ele rodando impecável e eficiente, sem decepcionar na hora de colocar o pé no freio.