Oferecer segurança, agilidade e confiabilidade no transporte dos seus produtos era a meta do empresário Edivaldo Lisboa de Castro quando abriu a Quimex logística e Transporte, há cinco anos. Com sede em São Paulo, a empresa transporta matérias-primas e embalagens para a indústria de higiene e limpeza. Para garantir os prazos de entrega dos produtos, Castro sabia que um veículo confiável era fundamental e foi assim que chegou à Volvo.

O primeiro VM Viking foi adquirido há mais de quatro anos e trouxe benefícios para a empresa. Na época, dois fatores pesaram na decisão: a necessidade urgente de veículo facilidades oferecidas pela Volvo para a compra dos seminovos. “Tiramos o caminhão da concessionária com a garantia direta da Volvo e, mesmo depois do período da garantia, temos um ótimo atendimento na oficina para as manutenções preventivas”, afirma. Os caminhões usados com a garantia Volvo (Viking Plus ou Selecionado) têm assistência em toda a rede de concessionárias.

Além dos seminovos, a Quimex também tem na frota caminhões Volvo adquiridos zero quilômetro. Cada caminhão da empresa roda, em média, 6 mil km por mês para fazer o trajeto de ida e volta entre São Paulo e Paulínia, louveira ou o Porto de Santos. Os veículos são carregados de matéria-prima no porto e descarregam nos embarcadores. “Temos prazos rígidos a cumprir, por isso é fundamental trabalhar com caminhão de qualidade e, principalmente, que tenha garantia de procedência”, ressalta Castro.

Hoje, da frota total de 23 veículos pesados da Quimex, 12 são Volvo, seis VM 310 4×2 seminovos e seis VM 330 4×2 novos.

“Para o nosso modelo de negócio, em que transportamos cargas leves, de 5 mil kg a 25 mil kg, a agilidade do VM faz dele o melhor modelo”, explica o gerente de frota, Geraldino Monteiro. “E na hora de comprar o seminovo, a garantia foi muito importante”, enfatiza.

Garantia

A prioridade da área de seminovos das concessionárias Volvo é entregar um veículo que apresente características muito similares ao novo, com garantia de procedência. “O cliente tem segurança de procedência, além da garantia, comodidade e economia do veículo seminovo”, destaca o representante regional da Volvo do Brasil, Cristiano Tadielo.

Quem opta pelo seminovo pode sair da concessionária com dois tipos de garantia, Viking Plus ou Selecionado. O Viking Plus garante o veículo por um ano ou 150 mil km para componentes do trem de força (motor, caixa de câmbio e diferencial) e oferece pacote de lubrificação gratuito pelo período. O veículo é entregue com pneus e rodas novas. Já o Viking Selecionado inclui troca de óleo e filtro de ar e garantia de seis meses ou 80 mil km para o trem de força.

Os dois têm a garantia nacional Volvo, ou seja, o motorista é atendido em qualquer uma das 86 concessionárias Volvo no país. E o Viking Plus ainda oferece o atendimento 24h para emergências.

Fatores como esses fizeram com que a Quimex optasse pela garantia Volvo para odos os seus caminhões. “Agora todos os nossos seminovos já saíram do período da garantia, mas já encomendei mais dois VMs que serão Viking Plus ou Selecionado”, conta Geraldino Monteiro. “Minha única exigência é que eles sejam tão bons quanto os outros que compramos.”

O gerente de seminovos da concessionária Auto Sueco, Renato Bueno, credita à qualidade das garantias o aumento da venda de seminovos no grupo. “Até 2009, não chegávamos a 100 caminhões por ano. Hoje passamos de 300.” Ele lembra que, na hora de fazer a conta dos custos do veículo, o empresário conclui que vale a pena incluir a garantia. “É um valor muito baixo para ele ter a tranquilidade na procedência e no atendimento”, conclui.