O aclamado astro de filmes como O Grande Dragão Branco e o Mercenários 2, Jean-Claude Van Damme é a estrela do mais recente video da Volvo Trucks. No filme “O Split Épico”, de 1 minuto e 17 segundos, o ator realiza a quase inacreditável proeza de se equilibrar entre dois caminhões FM que estão dando ré.

Em cima dos veículos, ele faz o movimento Staccato – fundamento da ginástica que consiste em abrir as pernas de modo formem um ângulo de 180 e fiquem paralelas ao solo.

O Staccato (split, em inglês) de Van Damme foi feito com o uso do Volvo Dynamic Steering, uma inovadora tecnologia desenvolvida pela Volvo Trucks para melhorar sensivelmente a precisão e estabilidade em qualquer situação de direção. O sistema opera através de um motor controlado eletricamente, ajustado cerca de duas mil vezes por segundo, criando uma direção de altíssima precisão. Ao dirigir em ré, o Volvo Dynamic Steering proporciona excelente controle com o mínimo de esforço.

No filme é possível ilustrar com precisão a estabilidade direcional oferecida pelo Volvo Dynamic Steering, mostrando que a estabilidade e o controle são tão presentes que possibilitam dar ré com o caminhão por longas distâncias com um alto nível de precisão

Isso porque as baixas velocidades, o Volvo Dynamic Steering melhoram a manobrabilidade. O motor elétrico também regula automaticamente a direção e compensa as irregularidades que são percebidas através da direção, como ventos laterais ou ondulações na pista. O resultado é uma grande redução na necessidade de fazer pequenos ajustes na direção. Além disso, o Volvo Dynamic Steering também automaticamente devolve a direção para sua posição inicial ao ser solta, reduzindo mais ainda o esforço para o motorista.

No vídeo, é o Volvo Dynamic Steering que permite que os motoristas dos dois caminhões mantenham exatamente a mesma velocidade e distância ao se deslocarem em ré. A capacidade atlética de Van Damme e a habilidade dos motoristas são fundamentais para o sucesso da proeza. Porém, sem o Volvo Dynamic Steering, a manobra simplesmente não teria sido possível.

O sistema é pratico para motoristas, especialmente em situações em que há necessidade de muito trabalho de direção. Por exemplo em manobras em ré em áreas apertadas ou em terreno acidentado. Ao dar a ré com um reboque, pequenas mudanças na direção podem fazer uma grande diferença na direção do veículo e o esforço exigido do motorista em um caminhão convencional pode ser muito maior. Porém, o Volvo Dynamic Steering ajuda o motorista a manter uma linha reta com um nível de controle do caminhão muito superior

Volvo Dynamic Steering

O Volvo Dynamic Steering é baseado em um sistema convencional de direção mecânica no qual a coluna de direção adiciona a engrenagem de direção. Uma unidade servo-hidráulica gera força que ajuda o motorista a virar a roda do caminhão. No sistema Volvo, um motor elétrico controlado eletronicamente é acrescentado e acoplado à coluna de direção. Este motor elétrico funciona junto com a unidade de direção hidráulica e é ajustado milhares de vezes por segundo pela unidade de controle eletrônica. A baixas velocidades, o motor elétrico agrega força adicional e, a velocidades mais altas, regula automaticamente a direção e compensa pelas irregularidades sentidas, causadas por exemplo por ventos laterais ou ondulações na superfície da pista.