Por muitos momentos, a única companhia que um caminhoneiro leva consigo na estrada é a saudade. O ofício itinerante faz com que motoristas profissionais tenham que passar longos períodos longe da família, filhos e amigos.

As amizades construídas entre uma parada e outra servem de conforto e aconchego para os estradeiros que estão longe do lar. As histórias do trecho rendem experiências incríveis que fazem valer a pena percorrer quilômetros estrada à fora. Mas nada se compara ao retorno à morada.

Para ajudá-los a lidar com a saudade enquanto estão viajando, elaboramos algumas dicas que podem ser úteis aos companheiros de estrada para lidarem com a saudade:

 

Carregue com você fotos das pessoas que ama

Se o tempo de viagem durar mais do que o esperado, as fotografias podem ajudá-lo a lembrar de quem está longe. Fotos de momentos descontraídos com a família e amigos, registros de datas especiais e até mesmo retratos em 3×4 são bem-vindos.

Tente manter contato por telefone e mensagens

Atualmente os estradeiros estão mais conectados, e, entre uma parada e outra, é possível fazer uma ligação ou mandar uma mensagem para quem está longe. Se as fotos não forem suficientes, ouvir a voz de quem se ama pode fazer toda a diferença.

Leve com você um registro de quem está longe

Devido aos avanços tecnológicos, não é tão comum as pessoas escreverem cartas. No entanto, carregar com você uma carta de amor da sua esposa ou um desenho feito pelos seus filhos vai ajudá-lo a se sentir mais próximo deles quando estiver na estrada. Além disso, você ainda pode mostrar para os companheiros do trecho como a sua família é querida.

Faça um registro da sua viagem

Quando se passa muito tempo sozinho é interessante ter alguém com quem conversar. Se não houver ninguém por perto, faça um pequeno diário  falando, por exemplo, o que aconteceu naquele dia, por locais você passou, o que viu durante o caminho, as pessoas com quem conversou durante as paradas. Além de distraí-lo, também irá ajudá-lo a lembrar-se do que aconteceu e pode lhe render boas histórias para contar quando voltar para casa.

As dicas citadas são apenas para ajudá-lo a lidar com a saudade enquanto estiver viajando pelo Brasil, substituir o carinho da família e a companhia dos amigos não é uma tarefa fácil. Mas lembre-se, ainda que a viagem seja longa, sempre haverá o momento de voltar para a casa.