A Volvo foi reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no setor automotivo brasileiro, segundo pesquisa realizada pela revista Você S/A, da editora Abril. É a quarta vez que a companhia lidera este ranking entre as montadoras de veículos, máquinas e componentes. Sediada em Curitiba, no Paraná, a Volvo também foi destaque em função de sua estratégia de recompensa.

 A pesquisa divulgou o alto Índice de Felicidade no Trabalho na Volvo, que chegou este ano a 89,5. O Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT) também foi multo alto, 88,8. Os funcionários também deram uma elevada pontuação para a empresa, que ficou com 91,1 no Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas.

 Os pesquisadores revelaram que todos os outros indicadores também foram altamente positivos. De acordo com eles, 94,7% dos funcionários identificam-se com a empresa, 88,7% estão motivados, 86,9% dizem ter oportunidades de desenvolvimento profissional e 86,9% aprovam seus líderes.

 Este prêmio é resultado das condições de qualidade de vida que extrapolam o ambiente fabril, da vasta carteira de benefícios e da oferta de programas de desenvolvimento e crescimento profissional.

 A oferta de políticas sólidas de RH e a constância dos propósitos da marca foram fundamentais para que a Volvo recebesse essa premiação

O estudo

 Nesta ano, a 17ª edição do Guia Você S/A,  analisou 481 empresas de 17 setores da economia se inscreveram, e apenas 150 foram selecionadas para figurar na lista de “As melhores empresas para trabalhar”.

 A publicação destaca as empresas que mais investem e alcançam resultados na satisfação e motivação dos funcionários. O levantamento foi feito pela equipe de jornalistas e funcionários da revista Você S/A, em parceria com o Instituto de Administração (FIA), que avalia as empresas com base no Índice de Felicidade no Trabalho. O IFT é calculado a partir da combinação entre o Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT) e o índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (IQGP).

 A Volvo esteve sempre presente entre as 10 melhores do País neste levantamento: foi o primeiro lugar em 2008, obteve a segunda posição em 2010, a terceira em 2009, a quinta em 2007 e, novamente, foi a melhor para trabalhar no Brasil em 2011. Em 2012, voltou a figurar entre as melhores, sendo destaque em “Desenvolvimento de pessoal”. A empresa sempre esteve entre as cinco melhores empresas desde 2007.