Por serem equipados com baús frigorificados, os caminhões Volvo FH compõem 90% da frota da empresa Brehm Logística, especializada em transporte de frutas, alimentos congelados e embutidos.

A companhia está localizada na região de Vacaria, no Rio Grande do Sul e possui filiais em Goiânia (GO) e Brasília (DF). Além disso, também faz a logística de alimentos para Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Em vista disso, a logistica de transporte requer muitos cuidados. O uso de caminhões com baús frigoríficos e temperatura controlada é indispensável. Em especial quando o destino da mercadoria é uma região bem mais quente, como o Nordeste brasileiro.

Para a realização destes trabalhos, a empresa adotou a configuração de caminhão conhecida como “Vanderleia 30 pallets”, uma composição formada por um cavalo mecânico mais curto que o normal – com entre-eixos de 3m em vez de 3,7 m – que permite usar um baú maior, capaz de transportar dois pallets a mais que os 28 dos baús convencionais. O semirreboque possui três eixos espaçados.

Atualmente a empresa conta com 50 unidades dos Vanderleia 30 pallets para a realização de suas entregas. Na frota total de 68 caminhões, 62 deles são Volvo.

Toda a frota Volvo é monitorada por meio do Trip Manager, adquirido juntos com os veículos, assim como faz com os planos de manutenção. Isso faz com que a Brehm Logística obtenha o melhor dos veículos.

De acordo com a companhia, o Trip Manager já faz parte da cultura Brehm Logística, pois permite avaliação da performance do motoristas.

Essa consagrada solução Volvo para avaliar o desempenho dos caminhões ficou ainda mais sofisticada com o monitoramento via satélite, dentro de um serviço de telemática Dynafleet.

A companhia avalia que, apesar das dificuldades econômicas em termos globais, nos setores em que atua a economia apresenta ritmo positive. A aquisição recente de 12 novos caminhões FH faz parte do plano que prevê crescimento de 20% para 2013.