Você sabia que sua alimentação pode influenciar no seu excesso de sonolência? E mais: pode causar obesidade, pressão alta e diabetes.

Assim como um caminhão precisa de um combustível de qualidade para obter um bom desempenho, nós precisamos de uma alimentação balanceada e consciente para ter o corpo e mente em harmonia.

Em pesquisa realizada pelo Programa de Saúde da CCR AutoBAn, 89% dos motoristas de caminhão analisados apresentaram obesidade, constatando que as principais causas da doença são má alimentação e o fato de passarem muito tempo sentados, dirigindo.

Uma outra pesquisa realizada pela FSP – Faculdade de Saúde Pública – da USP comprova que o consumo de carboidratos na alimentação de trabalhadores noturnos é uma das principais causas da sonolência durante o período de trabalho, o que afeta na concentração e rendimento profissional.

Confira abaixo algumas dicas para ficar sempre bem com seu corpo e sua saúde:

Faça pequenas refeições a cada 4 horas

O segredo de uma boa saúde e eliminação de gordura é uma alimentação balanceada. Procure diminuir o consumo de sal, açúcar, doces e refrigerantes, além de evitar alimentos pesados e gordurosos.

Uma boa dica é aproveitar as variedades de frutas, legumes e verduras que o Brasil oferece, deixando sempre o prato bem colorido.  No verão as frutas ajudam a manter o corpo hidratado e dão animo para trabalhar.

Beba bastante água

A exposição ao sol e a lugares abafados causam perdas líquidas de sódio e potássio, necessários para manter nosso corpo em harmonia, por isso o ideal é ingerir no mínimo oito copos de água por dia.

Pratique exercícios físicos

Além de ajudar a manter o corpo sempre saudável, os exercícios físicos e alongamentos colaboram para evitar a LER (lesão de exercício repetitivo) causada por má postura ou excesso de tensão ao dirigir.

É extremamente importante estar sempre atento aos sinais do corpo e fazer exames regularmente, para evitar futuras preocupações.

Um bom motorista é um motorista atento e com disposição para enfrentar os desafios das entradas, por isso cuide da sua saúde e principalmente da sua alimentação.

Veja a matéria na íntegra:

Programa de saúde da CCR AutoBAn detecta obesidade em 89% dos caminhoneiros atendidos