A segurança faz parte da essência da Volvo

Ao lado da qualidade e do respeito ao meio ambiente, a segurança é um dos valores corporativos que norteiam todas as ações do Grupo Volvo. No início das operações, em 1927, os seus fundadores Assar Gabrielsson e Gustav Larsson registraram em ata que: “Veículos são feitos por pessoas e para transportar pessoas. Por isso o princípio básico para todo o trabalho, do desenvolvimento à produção, deve ser sempre a segurança”.

A Volvo foi pioneira e está na vanguarda em segurança. Não só quando planeja e produz seus veículos, mas também, por meio de dispositivos de segurança inovadores como o cinto de segurança de três pontos, o sistema de proteção inferior contra colisões dianteiras, o controle de alerta ao motorista, o controle de saída e de mudança de pista, entre outros.

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito

Em 1987, ao completar 10 anos da instalação da sua primeira fábrica no Brasil, o Grupo Volvo lançou o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade brasileira para um trânsito mais seguro.

Desde o início, o PVST por meio de diversas ações atuou como catalizador e articulador, incentivando a educação, a geração de ideias e também promovendo o debate, a conscientização e o reconhecimento das iniciativas que contribuem de forma efetiva para gerar mais segurança no trânsito.

Com o propósito de zerar os acidentes com produtos do Grupo Volvo nas próximas duas décadas, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito ouviu empresários do setor de transporte de cargas, passageiros e equipamentos de construção, representantes de entidades do setor e do governo, especialistas em segurança e gestão, para delinear uma nova etapa do PVST.

A nova etapa do PVST tem como missão influenciar e mobilizar o segmento de transporte comercial a agregar o valor “segurança” na gestão dos seus negócios e atividades para reduzir o número e a gravidade dos acidentes de trânsito. E como valores a segurança, ética, atitude, responsabilidade e determinação.

A atuação do programa está norteada por cinco pilares de atuação, são eles:

  1. Informação: promover e incentivar a disseminação da cultura de segurança no segmento de transporte comercial.
  2. Educação e Gestão: realizar ações de desenvolvimento de motoristas profissionais, operadores e gestores de transporte, além de disponibilizar ferramentas que auxiliem as empresas na gestão da segurança.
  3. Reconhecimento: identificar e reconhecer as boas práticas que contribuem de forma eficaz para o aumento efetivo da segurança no trânsito e transporte.
  4. Mobilização: articular e mobilizar os principais públicos estratégicos (stakeholders) em torno de temas essenciais para aumentar a segurança no transporte.
  5. Conscientização interna: solidificar o Programa de Segurança no Trânsito direcionado aos funcionários do Grupo Volvo no Brasil, tendo como diretriz a visão de zerar os acidentes.

Embarque com a Volvo nessa jornada

A jornada rumo à sustentabilidade no transporte é longa e repleta de desafios. A Volvo aceitou este compromisso e segue em frente, passo a passo, deixando sua contribuição com energia, paixão e respeito pelas pessoas.

Temos a certeza de que a segurança é uma das pontes para nos unir na construção de um novo futuro e contamos com você nesta jornada.

 

Mais informações, acesse o site www.volvo.com/pvst