Uma carroceria não é apenas um baú ou um tanque montado em um chassi. Cada modelo é único e, para funcionar, requer características  especí­ficas do veículo.

É importante que um frotista possa encontrar exatamente o que precisa entre a vasta gama de produtos oferecida pelos fabricantes de implementos.

Uma das características que facilitam o trabalho do encarroçador é que o chassi de um caminhão Volvo tem componentes muito bem posicionados. No caminhão Volvo o chassi é totalmente retilíneo, o que facilita muito o ajuste do implemento. A abertura  do chassi para receber o motor ­ abaixo da cabine, o que facilita a correta implementação,proporcionando uma distribuição de carga ideal sobre o chassi.

Além disso, a Volvo oferece várias opções de entre-eixos, que favorecem um correto posicionamento da carroceria, sem a necessidade de alongamentos desnecessários do chassi.

“Quando os componentes estão totalmente retos não é necessário adaptar o implemento à carroceria. Ela pode ser, simplesmente, colocada no lugar e parafusada”, explica Marcus Olsson.

A face superior do quadro dos chassis Volvo é completamente lisa, sem nenhum parafuso se projetando sobre os componentes. Também não há rebites nessa face superior. As ­ xações para carroceria são posicionadas em pontos estratégicos, facilitando ainda mais o trabalho do encarroçador. E isso não é tudo. Para certas aplicações, o chassi Volvo já vem com a furação preparada para a correta posição do implemento.

Por ser mais largo, há mais resistência à torção, reduzindo o risco de deslocamentos laterais indesejados. Uma característica que facilita bastante o encarroçamento.

Equilíbrio reforçado

Algumas vezes é necessário adaptar o chassi para determinadas carrocerias. Os componentes do quadro podem precisar de reforços, por exemplo.

A Volvo Trucks utiliza um aço especial, leve e ‑ flexível, mas de  alta resistência. Isso permite aliar alta capacidade de carga do caminhão a um peso baixo do chassi. Quando uma carroceria é projetada, é necessário que seu peso seja distribuído de forma balanceada.

Fonte: Revista Eu Rodo