Para garantir maior controle das frotas e colaborar com o desempenho dos caminhões e dos motoristas, a Volvo conta com o Dynafleet, um software de monitoramento online completo que pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou smartphone, por meio de login e senha.

Com a base de dados disponível em um portal, o usuário consegue visualizar dados como o consumo de combustível, localização do caminhão e alarmes do veículo entre outras funcionalidades.

Para facilitar a administração dos dados, a solução emite relatórios de consumo de combustível, informando quando o componente estiver em baixo nível ou quando o veículo estiver parado.

Além disso, o software também realiza o registro de acontecimentos, como condução acima ou dentro da faixa econômica, excesso de velocidade, uso do piloto automático, entre outros.

Informações como essas permitem, por exemplo, que os gestores reduzam o consumo de combustível em sua frota, principal fator de custos da operação.

Entenda como funciona:

Para a captação dos sinais, um modulo eletrônico e uma antena são instalados no veículo, utilizando os recursos já existentes nos caminhões Volvo.

Por meio de uma rede de telefonia celular (GPRS/GSM), o Dynafleet encaminha informações sobre o desempenho do veículo e localização obtida pelos satélites do GPS.

Em seguida, o servidor recebe os dados e disponibiliza as informações no portal. A partir desse abastecimento de dados, o usuário pode acessar as informações de qualquer dispositivo fazendo uso apenas do seu login e senha.