Os caminhoneiros que aguardam no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebem mensagem no celular, avisando da liberação do terminal no Corredor de Exportação. A nova ferramenta do sistema de gerenciamento da descarga de grãos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) reduz o tempo de espera e agiliza o processo de escoamento dos grãos.

A novidade está funcionando desde o início do mês. Em 180 dias a eficácia da ferramenta será analisada e eventuais falhas serão corrigidas. “Sabendo que o celular é de uso comum a todos e da necessidade constante de melhorias no sistema, criamos essa nova ferramenta para agilizar ainda mais o escoamento das safras pelo Porto de Paranaguá”, explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

O novo sistema foi criado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com o Departamento de Informática da Appa. O envio será feito pela central contratada. Assim que o terminal for liberado, o motorista recebe a mensagem para se dirigir imediatamente o local que receberá os grãos. A SMS tem a vantagem de possibilitar ao operador verificar o horário de envio da liberação e se a mensagem foi recebida pelo motorista. Em caso de falha, o aviso pode ser reenviado.

Os outros meios de chamada dos motoristas para a descarga continuam funcionando. No Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, para isso, existem os avisos sonoros e listas afixadas em frente aos guichês dos operadores.

Para usar o serviço, no cadastro do caminhão na origem para ser liberado a descarregar em Paranaguá, é preciso informar o celular do motorista no Carga Online. O número do telefone do condutor já era requisitado no cadastro, mas, com a nova ferramenta, a Appa pede especial atenção dos operadores para evitar possíveis falhas. “Se a origem deixar de cadastrar o celular do motorista, o atraso na descarga continuará acontecendo”, afirma Dividino.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra

Fonte: Agência de Notícias do Paraná