Duas equipes do Brasil e uma do Equador venceram a semifinal do Vista 2013, maior competição mundial de técnicos e mecânicos que atuam na Rede de Concessionários Volvo. Eles vão disputar a final em Gotemburgo, na Suécia, no final de junho. A disputa foi realizada em Curitiba nos dias 9 e 10 de abril.

As equipes brasileiras vencedoras foram a da concessionária da Treviso de Betim, em Minas Gerais, e a da Dipesul de Canoas no Rio Grande do Sul. Eles disputaram com outras dez equipes brasileiras. A equipe de mecânicos do Equador venceu as de outros cinco países: Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e Venezuela.

Equipe da Dipesul, de Canoas (RS), com Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina 

“Estamos muito orgulhosos de termos três equipes da América Latina na final na Suécia. Isso só foi possível graças ao interesse dos mecânicos e técnicos que atuam em nossa rede de concessionárias e à qualidade dos participantes”, afirma Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.

O Brasil foi o país da América Latina com maior número de inscritos nesta edição do Vista. Ao todo, participaram da competição 2.219 pessoas distribuídas em 586 equipes. Dos países hispânicos participam 148 equipes e 531 funcionários.

Equipe da Treviso, de Betim (MG), com Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina 

 

“A disputa foi acirrada. Todos os participantes apresentaram uma excelente qualidade técnica. O principal beneficiado desta maratona de conhecimento é o cliente que é atendido por profissionais de alto nível” diz Rogério Rôa, gerente de desenvolvimento de concessionárias da Volvo na América Latina e responsável pela etapa latino-americana da maratona.

Maratona global da marca que já soma mais de 50 anos, o Vista é o maior programa de treinamento de seu gênero no mundo. Seu principal objetivo é aprimorar, por meio de provas práticas e teóricas, a capacidade técnica dos mecânicos, bem como do pessoal das áreas de peças de reposição, garantia e administradores.

Equipe do Equador com Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina

Atualmente, o programa é realizado em uma série de etapas em cinco continentes. Os técnicos e mecânicos participam de provas para resolver problemas teóricos e práticos e reparar eventuais defeitos que ocorrem nos veículos.  Neste ano, a competição bateu recorde de inscrições, com 16 mil participantes de 85 países que formaram 4396 equipes.

BKT

Entre os integrantes das duas equipes brasileiras que vão disputar a final do Vista 2013 na Suécia estão mecânicos com certificação BKT (Bus Key Techinician), o que significa que eles também são especialistas em ônibus.  O BKT é uma certificação internacional para mecânicos especializados em ônibus que atuam em sua rede de concessionários Volvo.