Batidas na traseira do veículo da frente representam uma grande parcela dos acidentes nas estradas. Para tratar deste problema, a Volvo Caminhões desenvolveu o Alerta de Colisão com Freio de Mão – um avançado sistema de freio de mão que inclui um aviso antecipado de colisão. O objetivo é auxiliar o motorista para que a maioria das batidas nas traseiras de outros veículos sejam evitadas.

“Começamos nos perguntando qual é o verdadeiro problema. A resposta é a falta de atenção. Se você olhar para o trânsito o tempo todo, você não vai precisar de um sistema como este”, diz Carl Johan Almqvist, diretor de segurança de produtos e trânsito, da Volvo Caminhões.

O novo sistema combina um radar e uma câmera que trabalham juntos para identificar e monitorar os veículos da frente. O sistema foi projetado para lidar tanto com automóveis em movimento como parados e pode prevenir a colisão com um automóvel com velocidade relativa de até 70 km/h.

Quando o sistema detecta o perigo, uma luz vermelha é ativada no para-brisa para voltar a atenção do motorista à estrada. No entanto, se o caminhão não receber nenhum comando de freio motorista, o sistema passa a piscar uma luz vermelha no para-brisa e libera um aviso sonoro. Se ainda assim não houver reação, o sistema aciona, de forma moderada, os freios. E, se nenhuma dessas medidas funcionar, ele ativa o freio de mão e toma todas as ações necessárias para que o caminhão pare completamente.

“Na maioria dos casos, os sinais de alerta iniciais já conseguem atrair a atenção do motorista. E, nas raras ocasiões  em que isso não acontece, o sistema de freio de mão ajuda a prevenir um acidente mais sério”, diz  Almqvist.

Por enquanto, o novo sistema está presente apenas na nova série Volvo FH, lançada na Europa em 2012. Ainda não há previsão para chegada do modelo ao mercado brasileiro.

Imagem de Amostra do You Tube