Pela segunda vez, a Volvo do Brasil foi contemplada com o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), uma iniciativa da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que reconhece a excelência na gestão das organizações com operação no Brasil.

“Os critérios avaliados ajudam a melhorar nosso desempenho em busca da excelência em diversas áreas da organização”, declara Ivilásio Coelho, gerente de sistemas de gestão Volvo. “E contribui ainda para nos tornar mais competitivos, aliando o crescimento da organização ao desenvolvimento sustentado e à responsabilidade socioambiental”, completa Carlos Morasssutti, vice-presidente de RH e assuntos corporativos da Volvo do Brasil.

Premiada pela primeira vez em 2009, a Volvo acredita na adoção do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ, desde 2003, como forma de manter e melhorar o sistema de gestão da companhia.

“Fazemos parte de um grupo industrial com um histórico de busca pela excelência que remonta à fundação da empresa na década de 20. No Brasil, a Volvo sempre se empenhou em manter e ampliar a qualidade da sua gestão”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Latin America, ao lembrar que a subsidiária brasileira está totalmente integrada ao sistema global de qualidade da marca, assim como os demais valores corporativos de segurança e respeito ao meio ambiente.

Na contínua procura pelo aperfeiçoamento e excelência, valores perseguidos pela marca desde sua fundação na década de 1920, a Volvo se organizou para trabalhar com conselhos estruturados seguindo o modelo de excelência e gestão da FNQ que são divididos nas áreas de “Liderança”, “Estratégia e Planos”, “Clientes”, “Sociedade”, “Informação e Conhecimento”, “Pessoas”, “Processos” e “Resultados”. Por conta deste trabalho, a empresa vem colhendo excelentes resultados em todas as suas áreas.

Estes progressos se refletem, inclusive, em vários reconhecimentos e premiações da própria sociedade. A Volvo foi considerada, por duas vezes, em 2008 e em 2011, a melhor empresa para trabalhar no Brasil em rigorosa pesquisa feita pelas revistas Exame-Você S/A, da editora abril. A Volvo do Brasil também foi reconhecida várias vezes como a Mais Admirada entre as montadoras de caminhões do país.

Reconhecida internacionalmente como uma das instituições que são referência mundial nesta área, ao lado da norte-americana Malcolm Baldrige e da EFQM (Europeun Foudation for Quality Management), a FNQ mantém um modelo sistêmico de gestão adotado por inúmeras organizações de classe mundial. “Ser indicado ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) é o mais alto reconhecimento no Brasil da gestão de uma empresa pela qualidade”, destaca o presidente da Volvo Latin America.