O caminhão articulado A40F, fabricado pela Volvo Construction Equipment, deixou para trás milhares de produtos internacionais, impressionou especialistas em design e foi anunciado como vencedor do cobiçado IF Product Design Awards na categoria de veículos especiais, construção e agricultura.

O prêmio iF para design de produto tem reconhecido os designs que foram destaque nos últimos 60 anos. Apenas os melhores trabalhos, em 16 diferentes categorias, conseguem convencer o júri. Esse ano, foram mais de três mil inscritos de todo o mundo. Os critérios de avaliação incluem qualidade de design, grau de inovação, impacto ambiental e funcionalidade.

No começo do ano, o A40F já havia ganho outro selo de qualidade em design muito importante, o prêmio de design de produto “Red dot: best of the best”.

“Estamos muito orgulhosos desse prêmio, que reconheceu perante o mundo nossos esforços em termos de qualidade de design industrial”, diz Anders P. Larsson, vice-presidente executivo de tecnologia da Volvo CE. “Esse prêmio é um tributo ao trabalho duro de funcionários qualificados e dedicados que ajudaram a criar a série F, levando as fronteiras da tecnologia e do design para ainda mais longe. O A40F estabelece novos padrões para o mercado que a Volvo criou em 1966, quando concebeu o primeiro caminhão articulado do mundo – o Gravel Charlie”, diz o executivo.

O caminhão articulado A40F é capaz de manobrar, viajar e despejar sua carga de maneira segura e eficiente e ainda tem uma excelente eficiência energética.

“É uma tremenda honra para a Volvo receber outro importante prêmio pelo design inovador do A40F,” diz Stina Nilimaa Wickström, diretora de design da Volvo CE. “Temos orgulho do desempenho dessa máquina. A aparência imponente do A40F é reflexo direto de sua produtividade, força e durabilidade. Quando começamos a conceber essa geração de máquinas, avaliamos os elementos mais fortes da série anterior, aqueles que melhor refletiam os valores essenciais da nossa empresa em termos de qualidade, segurança e cuidados com o  meio ambiente. Nós incorporamos esses pontos fortes e adicionamos uma identidade de design atualizada”, destaca a diretora.

A entrega do prémio acontecerá em Munique, na Alemanha, no dia 22 de fevereiro.