Foi a bordo de um Volvo FH 540 Top de Linha que o presidente da Volvo na América Latina, Roger Alm, percorreu o trecho entre as cidades de Rondonópolis e Cuiabá. Durante os dias de viagem, Roger – que viveu a experiência como passageiro de Vânio Albino, instrutor de condução econômica na área de desenvolvimento de competências – viu de perto como o modelo se comporta em estradas estreitas, nem sempre em boas condições e com alto fluxo de veículos grandes e carregados.

Projetado para levar conforto e segurança aos motoristas e proporcionar viagens econômicas, o modelo – segundo observou o executivo – apresentou-se confortável e preparado para os obstáculos do trecho conhecido como “Corredor da Morte”. “Pudemos acompanhar o desempenho do caminhão em pedaços bastante esburacados da estrada. Nas descidas usamos muito o freio motor e, no geral, as câmeras eletrônicas ajudaram na condução”, relata Albino. São essas câmeras as responsáveis, por exemplo, por manter o caminhão na faixa e também por evitar colisões traseiras ao mostrarem a distância do veículo da frente.

Mesmo passando por locais em que os caminhões trafegavam em baixa velocidade em razão das más condições da rodovia, o FH 540 garantiu que a viagem fosse finalizada dentro do tempo programado e sempre respeitando as leis de trânsito. “O presidente ficou impressionado com as condições ruins encontradas em uma rota tão importante para a economia brasileira. Mas, no que diz respeito ao desempenho do Volvo, ele ficou bastante satisfeito”, afirma o instrutor.

Dentro da cabine de quase 3 metros de altura – feita justamente para deixar mais fácil o trânsito dentro da mesma – Roger experimentou também o conforto proposto pelo FH 540 nas pausas para descanso. Ao passar a noite na boleia do caminhão, o presidente usufruiu de instalações como televisão de tela plana, geladeira e cama. “Este é um aprendizado muito prazeroso que traz conhecimentos tanto dos produtos Volvo quanto da realidade dos caminhoneiros. É muito proveitoso para os negócios e para a vida”, sintetizou Roger.

Mais sobre o FH 540

Dono do freio motor mais potente do mercado, o FH 540 carrega uma importante revolução tecnológica de transporte. Seguro e sustentável, o modelo traz o motor Euro 5 e conta com recursos como bafômetro – que impossibilita a partida do caminhão quando o motorista ingere bebida alcoólica -, atendimento de celular via Bluetooth, painel de controle na porta do motorista e caixa de câmbio I-Shift, criada para ajudar o motorista a poupar esforço ao programar sua jornada.

São evoluções que podem ser facilmente sentidas pelos condutores, melhorando a rotina e aumentando a produtividade.