Pequenas perdas por atrito e relações de engrenagens rápidas e bem combinadas são os principais fatores que ajudam na redução de consumo de combustível, por isso, o eixo traseiro do Volvo FH foi cuidadosamente desenvolvido.

Os eixos traseiros da Volvo são fabricados com componentes robustos para lidar com condições difíceis e carga e tensões extremas, às quais eles são submetidos. Há variantes que podem receber torque de motor de até 3100 Nm e transportar pesos brutos combinados de até 100 toneladas. Além disso, todos os eixos traseiros têm um bloqueio no diferencial que aumenta a capacidade de deslocamento quando a superfície da estrada está escorregadia.

As carcaças dos eixos traseiros são fabricadas em ferro nodular, proporcionando uma construção compacta que possibilita maior altura livre do solo. Todos os rolamentos da roda são unidades livres de manuenção. Todos os eixos traseiros estão disponíveis com ampla opçõe de relações de  diferencial, o que assegura maior capacidade de partida e melhor desempenho em aclives, além de combinar com a faixa de economia do motor ao conduzir em piloto automático.