O novo Volvo FH conta com um motor mais moderno, avançado e econômico. Nesta nova linha, foram aumentadas as potências e melhorada a dirigibilidade. A partir de agora, os veículos pesados Volvo serão oferecidos com motores nas faixas de potência de 400cv, 440cv, 480cv e 520cv.

O motor D13A mantém um torque elevado mesmo em rotações baixas, o que proporciona melhor desempenho e menor consumo. O novo motor tem um design resistente com o bloco e o cabeçote em ferro fundido. Uma barra de reforço em aço aumenta a rigidez e minimiza a vibração, tornando todo o conjunto mais forte e robusto.


O novo motor tem também uma elevada vida útil. Seus anéis e cilindros foram reprojetados. O cabeçote único em ferro fundido garante elevada robustez e confiabilidade. O turbo heavy-duty foi projetado para suportar condições extremas. Possui ainda novas válvulas, produzidas com novo material mais nobre e mais resistente, além disso o maior curso do pistão gera menos revoluções e atrito, diminuindo o desgaste de componentes. Os sistemas de lubrificação e refrigeração foram redesenhados, aumentando ainda mais a vida dos componentes.